sábado, 10 de setembro de 2011

O enigma de Blanshu

Sexta-feira, São Luís, bar na Praia Grande. Um grupo de amigos bebe a sua cerveja sossegadamente e conversa sobre várias amenidades. Futebol, música, história, filosofia, tampinhas de garrafa, etc. Até que, em determinado momento, um dos membros da mesa observa uma bela mulher passando, daquelas de causar acidentes na orla de Copacabana. Admirado, comenta algo sobre a beleza dela com o amigo ao lado, mas a esposa percebe, e interpela.

- O que vocês tão falando?

- Nada, estávamos comentando sobre um filósofo - diz o marido.

- Ah é? Qual filósofo? - Pergunta ela.

- Blanshu. É um asiático - responde ele.

Era o início da propagação da fama de Blanshu. Pouco se sabe sobre ele, apenas que foi um filósofo de grande relevância nos tempos do feudalismo asiático, mas também peregrinou pela África, sobretudo na região do Magreb, pois, nascido nas Filipinas, foi criado no Egito. Passou fome, frio, mas no fim da vida julgava todas essas dificuldades serviram para formar a sua sabedoria, reconhecida como vanguardista nos círculos mais importantes da filosofia mundial.

Blanshu, definitivamente, não passou pela vida à toa. Foi soldado em guerras, comerciante, ator de teatro em peças de qualidade duvidosa (para se aproximar mais da plebe, dizia). Lançou três livros de suma relevância para a comunidade mundial. "O vazio da plenitude", "Arcabouço, cabedal e nariz de cera" e "Do amor e da sacanagem". Este último figurou como best-seller por cerca de 44 semanas na revista "Contemple", também conhecida como "A 'Veja' dos filósofos".

Há relatos também de que ele tenha deixado descendentes. O mais próximo de nós, ao que tudo indica, está no Ceará e é conhecido como Blanchu. Certamente foi vítima de algum erro no cartório.

Um comentário:

  1. Pra enganar a esposa, vocês montaram toda esta fábula pra lá de esopo?Haja criatividade..Flava logo que tava olhando pra menina e que olhar não deforma, não soltam tiras e bla´blá...Mas, gostei do texto...Se quiser perder seu tempo, visite a osta do meu blog de peladas!http://peladeiros2010.blogspot.com...
    Não tem tanta vã filosofia assim, mas fala de futebol amador e dos bons(?)

    ResponderExcluir