terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CBF marca Copa do Brasil Sub-17 para fevereiro, mês de férias da base brasileira


Em todo e qualquer debate sobre categorias de base do Brasil, se fala na necessidade de um calendário unificado para as categorias. Campeonatos Estaduais iniciando e finalizando ao mesmo tempo e competições nacionais com datas definidas com antecedência são pressupostos fundamentais para que isto seja posto em prática. Mas a CBF parece não concordar muito com os clubes, ou pelo menos não participar dessa discussão. E marcou o início da Copa do Brasil Sub-17 para o dia 1 de fevereiro, justamente o mês para o qual vários clubes marcaram suas férias.

Ao contrário dos times profissionais, as equipes de base não podem parar suas atividades em janeiro, mês em que é disputada a Copa São Paulo, maior competição de base do País, a Copa Santiago e a Copa Votorantim, outras duas competições importantes. Por isso, fevereiro é consensualmente o mês escolhido para as férias pela maioria dos clubes, que não foram consultados sobre a data da Copa do Brasil".

Os coordenadores de base dos clubes ainda estão surpresos com a medida.  André Figueiredo "Temos um planejamento de férias em fevereiro por conta de um departamento inteiro e a CBF mandou esse comunicado. Os clubes já estão conversando entre si para saber o que podem fazer, mas sinceramente não sei o poder que temos nesse momento", disse André Figueiredo, do Atlético Mineiro, que ressalta a disposição em dialogar com a CBF.

"Queremos conversar, para contribuir nesse processo de organização", completa.

Erasmo Damiani, coordenador da base do Palmeiras, se manifestou publicamente sobre o assunto. "Hoje dia 17  recebo tabela Copa do Brasil Sub-17. Para surpresa, com início 01 de fevereiro. Uma pergunta: E as férias dos atletas? E as férias dos funcionários que trabalham direta e indiretamente ? Cade a Coordenação da CBF que não ouviu os clubes?", indagou.



Em 2013, a Copa do Brasil Sub-17 foi disputada no segundo semestre e finalizada em agosto, com o São Paulo conquistando o título em cima do Flamengo na final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário